domingo, 24 de novembro de 2013

O Custo de Vida Pode Atrapalhar a Busca Pela Independência Financeira


Olá!
     Tenho visto ultimamente que alguns lugares do Brasil com R$1mil/mensais uma pessoa chega a passar fome e tem que morar muito mal. Já em outros lugares com esse mesmo valor a pessoa pode ter uma vida de classe média tranquila, sem muito problema e ainda podendo esbanjar um pouco de vez em quando.


    O custo de vida nas grandes cidades do país é um grande empecilho na busca pela Independência Financeira, e até mesmo na busca de uma vida confortável. Em uma cidade como São Paulo o valor de um aluguel em um bairro de classe média fica em torno de R$1300,00, com esse mesmo valor você aluga uma um ótimo apartamento em uma cidade do interior e ainda sobra uns R$800,00 fazer umas festas de vez em quando, sem contar que morando em uma cidade pequena você não terá que gastar com transportes e outros custos exorbitantes como escolas particulares para os filhos e lazer que é sempre caro em grandes metropolis, sem contar a segurança que é quase inexistente.
    Não consigo entender qual a insistência que algumas pessoas tem de morar em uma Cidade Grande mesmo recebendo salários que lá não suprem nem as necessidades básicas. R$3mil/mês em uma grande cidade é o mesmo que R$1mil em uma pequena.
   As empresas já estão percebendo que cidades como São Paulo estão muito caras também para se produzir e já estão migrando para o interior (www.estadao.com.br) e você achando vantagem continuar morando ai? Claro que cada um tem seu motivo (familiar, amigos). Mas é bom rever os conceitos sobre o custo de vida se você pretende ficar livre de seu chefe.
    Eu moro em uma cidade do interior e pelos meus cálculos hoje com R$300mil investidos eu poderia dizer adeus ao meu trabalho, já se eu morasse em algum lugar como Rio de Janeiro ou São Paulo isso não daria nem para o começo acredito que com menos de R$1milhão não daria para ter uma vida decente.
    Agora se você trabalha em uma Metrópole tem interesse de fazer fortuna recebe um salário de mais que R$4mil e só come Miojo, anda a pé, e passa os finais de semana em casa na internet postando no facebook, Parabéns você tem tudo para ser o próximo milionário. Acredito que não tenha muita gente disposta a fazer esse sacrifício.
   Pense bem se compensa trabalhar mais ganhando mais, porém gastando muito mais também.

"Gotas d'agua enchem mais um balde do que uma torneira aberta enche uma peneira."
 

12 comentários:

  1. "O Custo de Vida Pode Atrapalhar a Busca Pela Independência Financeira"

    Existe algo mais óbvio que isto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, mas muitos não percebem que o salário alto em determinado lugar não é nada além de ilusão, pois no final das contas o que sobra é menos que um assalariado minimo em uma pequena cidade.

      Abraço

      Excluir
  2. Muito bom o post.
    É interessante também o pessoal que vai pro Japão trabalhar 16 horas por dia de segunda à segunda e morando na favela sem nem comer carne. E dizem que só dá pra juntar dinheiro se for pra lá. Ora, se fizer a mesma coisa aqui seu patrimônio crescer do mesmo jeito! Não esquece de visitar meu blog tb. abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim em qualquer lugar do mundo se economiza dinheiro.

      Abraço

      Excluir
  3. Amigo Ze, moro numa cidade grande (embora não seja capital) e sei que é foda. Quisera eu mudar mais pro interior, 30km mais pro sertão, milão é salário de rei. Não da pra se dizer "senhor feudal",mas paga um aluguel de uma casa decente, enche geladeira e tanque do carro.

    Antes do milhão, quero estar independente. Da pra viver de dividendos? A resposta é sim, porra! Basta gastar pouco, saber se virar com menos, plantar e criar pra reduzir a conta do mercado. Cidade pequena é pequena, então a maioria das coisas se faz é a pe mesmo, ou de bike. Uma renda de 3k líquidos está passando de bom e pra isso, a 0,5% (pior cenario de poupança), 600K fornecem... Claro que não iria parar de trabalhar, então esses 600K nem estariam na poupança e sim no mercado, em ações sólidas, e meu salário, mesmo sendo compatível com a cidadezinha, seria devidamente complementado pelas minhas habilidades e ainda teria os investimentos de becape...

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha ideia é parecido com a sua, a minha Independência Financeira não significa que vou parar de trabalhar, será o momento aonde meu trabalho só vai gerar lucro para mais conforto no futuro, pagar minhas contas e meu conforto atual somente com dividendos e alugueis. Além de escolher quando e aonde trabalhar, aposentar mesmo para mim só quando eu morrer, acostumei a trabalhar, não gosto de ficar totalmente atoa, mas ser dono do seu tempo faz muita diferença.

      Abraços

      Excluir
  4. Imagina a vida do roger da cidadezinha com 10k líquidos. Penso em fazer como ele só que com 2,5k, mas sem trabalhar nada. Quero fazer isso daqui 2 anos. Hoje ganho 4k limpo, mas prefiro 2,5k sem trabalhar. Sou servidor público estadual e pretendo pedir exoneração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também penso em algo assim, o Roger como eu não mora em uma grande cidade, 10k/mês ele seria uma "Deus" em sua cidade.
      Eu acredito que 2k/mês hoje sem ter que trabalhar para mim também seria excelente, mas com certeza continuaria trabalhando, mas com muito mais tranquilidade.

      Abraço

      Excluir
    2. Qual sua idade aproximada? Sua cidade tem aproximadamente qtos habitantes? A do roger é bem pequena, parece que tem uns 4 mil só. Aí é senhor feudal com certeza.

      Excluir
    3. Minha cidade tem mais, acho que por volta dos 60mil habitantes, com certeza o Roger é um senhor feudal se consegue receber mais que R$2500,00/mês, o custo de vida de sua cidade deve ser muito baixo, a começar que transporte quase nem deve gastar, e em cidades pequenas como a dele muitos alimentos nem se compra, ou se tem no quintal de casa ou ganha dos vizinhos.

      Abraço

      Excluir
    4. 2.500 vc já acha que é senhor feudal? Então com 10k é o que?

      Excluir
    5. Eu não, pra mim preciso de muito mais para me considerar um "Rei do Camarote", mas para quem mora em uma cidade de 6mil habitantes como o Roger talvez, e 10k ele seria o Grande Rei...kkk

      Excluir