domingo, 16 de dezembro de 2012

Porque ser Rico?

  
  Todos queremos ser ricos (com exceção de alguns "hippies salvadores do mundo"), mas para que ser rico?
   Dinheiro nunca é demais, por exemplo, se você quiser viver tranquilamente sem trabalhar, sua riqueza pode ser bem menor que a de alguém que quer ter um Iate de ouro para "tirar onda" e esfregar na cara de alguns pobres como eu.
   Sem definir qual é o grau de riqueza que se quer alcançar não tem como alcança-lo, a frase "ser rico" é muito vaga, é necessário saber de qual é o valor dessa riqueza? 100k? 500k? 1milhão? 50millhões?

   Objetivos claros são muito importantes, e só se conseguirá alcançar alguma riqueza, aquele que souber quanto é  necessário para isso, sem objetivos você poderá cair no desânimo e torrar todo o dinheiro investido com muito custo em coisas inúteis.
   Para se saber qual o patrimônio necessário para você ser rico, é indispensável conhecer o motivo de sua riqueza.
   Infelizmente para conseguir usufruir diariamente de carros de luxo, helicópteros, Iates e mulheres maravilhosas em casas  de massagens, é necessário muito dinheiro, nada menos que algumas dezenas de milhares de reais de fluxo de caixa todo mês.
   Mas se seus motivos forem parecidos com o meus que é de parar de trabalhar para os outros e gastar meu tempo com coisas que são mais de meu interesse chegando a ganhar dinheiro com isso, você poderá conclui-lo com um pouco de dedicação em pouco tempo (dependendo dos aportes, da rentabilidade, e de seu custo de vida).
  O mais importante é ter foco e não se deixar cair na tentação de um carro novo, ou algo parecido quando o seu ainda estiver lhe atendendo muito bem.
  Desejo sorte e muita dedicação a todos que como eu escolheram o caminho da independência financeira diferente da maioria da população brasileira.

2 comentários:

  1. ZE!
    pela primeira vez na vida eu consigo ver meu "micropatrimonio" de investimentos sem a tentação de moe-lo com idiotices. estou falido, me reerguendo e ao mesmo tempo em que invisto minha mixaria, to tentando pagar as contas e viver.
    interessantemente ou nao, quanto menos coisas na vida (idiotas e caras) quisermos, mais facil e rapidamente nos tornamos ricos. descobri recentemente que para "viver" eu preciso de aproximadamente R$3.000,00 por mes. Considerando o pior cenario que é poupança @ ,41%, eu precisaria de aproximadamente R$ 500,000.00 para ter esse rendimento e obter a aposentaria. mas como nao quero parar de negociar/trabalhar, mas quero ser INDEPENDENTE, vejo que poderei chegar la mais cedo. não quero mansões nem nada. como estou desempregado esses dias, andei com um tempo livre demais e fico quase louco com isso. aproveitei um post no blog do corey sobre viver e aproveitar ou economizar pesado e descobri que na realidade o que me diverte é tão pouco, tão pouca coisa e barata que mesmo economizando muito nao afeta minha vida. postarei em breve o que estou falando.

    o mais dificil é fugir da tentação de gastar aquele monte de grana que começa a se acumular. eu ja cheguei num estagio bom e perdi tudo. to recomeçando do zero e agora tenho a disciplina pra não destruir de novo.

    abraço!

    ResponderExcluir
  2. Se eu tivesse me ficado atento ao futuro, hoje eu já teria alcançado uma certa IF. Mas gastei muito dinheiro com besteira, e agora que estou vendo as burradas, mas para aprender muitas vezes temos que passar por situações ruins, como no seu caso que perdeu, mas agora tenho certeza que não cairá nas mesmas tentações de antes.
    Só um alerta, sempre faça as contas da inflação, quando pensar em Independência Financeira, 500mil em poupança pode lhe render 2500/mês(0,5%) porém a inflação beira isso, o que pode te deixar na mão com o tempo.
    Boa sorte e disciplina!
    Abraços

    ResponderExcluir