quarta-feira, 24 de julho de 2013

Qual a Margem de Lucro Satisfatória para Quem Empreende?

 

    Esse post é mais um questionário que um post, por isso peço que todos que passem por aqui deem sua opinião.
    Em momentos de crises como o que estamos enfrentando muitos citam como uma ótima solução o empreendedorismo, esse gera empregos que faz o capital girar. Também é considerado uma solução para a busca da IF de muitos assalariados de baixa renda que não tem como aportar R$2000 ou mais p/mês, pois nem ganham isso.

   Já fiz vários "ensaios" no ramo de vendas, vendendo produtos no Mercado Livre, para colegas de trabalhos, amigos e parentes, porém sempre considerei uma margem baixa para vender rápido, coisa em torno de 10% de lucro sobre o valor de compra do produto.
   Ao conversar com um empreendedor do ramo de cosméticos, esse me disse que menos de 30% ele nem entra no negócio pelo risco.
   Tenho muito interesse em criar uma empresa (como muitos), mas um passo para começar a buscar boas alternativas seria saber qual é a porcentagem de  lucro que compense o risco. Por isso preciso de uma ideia de qual a margem de lucro que normalmente os comerciantes cobram sobre seus produtos. Alguém pode ajudar?

Não deixem de votar na enquete sobre o assunto no lado direito do blog.

Desde já agradeço a ajuda.
Abraços

4 comentários:

  1. "coisa em torno de 10% de lucro sobre o valor de compra do produto."

    Não sei o mercado pago, mas o Pagseguro trabalha com comissão de 4,99% + R$0,40 por compra, ou seja, em torno de 5,5% vai ser corroído, isso se você não for repassar o valor para o cliente.

    Pelo pouco que você falou, pelo jeito você quer começar um empreendimento pela internet. A margem, dependendo do ramo que você está não é você que dá mas sim o mercado.
    Por exemplo, no ramo de venda de aparelhos eletro eletronicos, onde tem muita concorrência, o mercado é que dita o valor do produto e não você.
    Já em ramos com menos concorrência, como venda de peças para bicicletas, produtos para idosos e alguns setores de cosméticos você não tem concorrência o que faz com que você dite a margem do seu produto.

    Na minha loja virtual estou tendo em torno de 30% de margem de lucro, pois o setor me dá essa possibilidade, mas existem outros setores que dão a você a possibilidade de ter 50% ou até 100% de margem de lucro.

    Dica, veja um ramo no qual você quer entrar, e estude os seus concorrentes, veja o preço que eles estão trabalhando, veja alguns fornecedores da área e por favor, se for comprar produtos importados, veja a procedência antes, não seja como 90% das pessoas que compram um produto da China por U$10,00 e o produto é um lixo.

    Acredito que seja essas algumas dicas que eu dou para você.

    http://estagiarioinvestidor.blogspot.com.br/2013/07/ltda-relatorio-empresarial-5-mesbom.html

    Dê uma olhada no post que eu fiz sobre minha loja.

    Uta!

    ResponderExcluir
  2. O meu interesse mesmo é uma loja física, porém como não tenho interesse de largar meu emprego atual tão cedo,e meu capital para esse empreendimento ainda é baixo, uma loja virtual seria a melhor opção.
    Desculpe não ter esclarecido direito sobre as taxas, digo 10% de lucro, é depois dos custos, muitas vezes já incluído o frete. Eu vendi produtos eletrônicos importados, mas tinha contato permanente com o fornecedor por e-mail, inclusive em uma situação de produto com defeito esse me enviou outro sem custo para compensar.

    Vlw pela dica, vou add seu blog no meu blogroll.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Como já explicado, margem de lucro é o mercado quem define.

    Posto de combustível imagino que tenha menos de 5% de lucro sobre o faturamento. Mercados também é normal ter menos de 10%.

    Eletrônicos também acho que, os "de marca", a margem seja baixa.

    Enfim, olhar a margem de lucro em termos absolutos não presta.O que você tem que fazer é comparar sua margem de lucro com a dos seus concorrentes. Se seu mercado garante 8% de lucro ou seu posto garante 4%, então é um excelente negócio.

    Quando o assunto é comércio/varejo, o giro geralmente é MUITO mais importante que a margem.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado Anônimo pelas dicas. Não conheço muito sobre empreendedorismo, mas tenho certo fascínio pelo tema, tenho vontade de me lançar nesse mundo, principalmente por ver alguns estudos que mostram que é mais lucrativo que o emprego formal. Porém esse dinheiro a mais sei que vem da responsabilidade a mais.
    A algum tempo eu conversei com um dono de posto de gasolina que dizia que seu lucro era de R$0,10/litro, isso não chega a ser 5%, mas o giro é alto, porém necessita de um capital investido bem alto também.
    Abraço

    ResponderExcluir