sábado, 29 de junho de 2013

Atualização da Carteira de Investimentos - Junho de 2013

    Mês difícil esse! Quase todos os ativos tiveram queda, a bolsa voltou ao nível de 2009. Porém gostei de ver uma queda dessas acontecer na Bovespa e em minha carteira enquanto tenho pouco dinheiro investido, me fez ver como me comporto diante de grandes quedas sem efetivamente ter perdido muito.
Aprendi que o mais importante para nos impedir de "seguir a manada" é se ater ao seu método(estratégia de investimento), por pior que ele seja, segui-lo o deixará mais racional ao lidar com dinheiro.

   Minha carteira foi segurada graças aos dividendos recebidos da Cemig, mas mesmo com ele ainda fiquei no negativo no mês -0,34%, acumulando no ano 2,2% de rendimento na carteira. Pelo menos ainda estou ganhando algo mesmo perdendo para a inflação.
  Tive bons rendimentos no trabalho o que me deu a oportunidade de voltar a aportar de forma decente.

  Vamos aos números:

Conta Corretora: R$97,38
Valor da Carteira: R$6820,35
Aporte: R$600,00
Proventos recebidos: R$195,17



CARTEIRA



PROVENTOS RECEBIDOS
  


    Seguindo a minha estratégia desse ano que é a de  ter 4 ativos com bons fundamentos e de diferentes setores com valores igualmente divididos(25% para cada), efetuei a compra de mais 6 cotas do Fii   VRTA11.

QUE VENHA JULHO!!!

Abraços.





12 comentários:

  1. Fala Zé das Cove !! sua carteira já tinha caído forte mês passado aí esse mês deu uma trégua !! rsrs
    O negócio é seguir com paciência alocando o dinheiro novo da forma mais inteligente o possível e os resultados virão no seu tempo devido com certeza !!

    Abraços e Sucesso !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse mês o que segurou foi os dividendos recebidos que considero como rentabilidade da carteira, por isso foram incluídos como tal. Acredito que não há aonde cair muito nas ações de minha carteira, somente uma maluquice dos trader's poderiam derruba-las como em maio.
      Obrigado pela visita.
      Abraços

      Excluir
  2. E aí Zé belo resultado o seu, todo mundo caiu legal e sua carteira se comportou bem no meio desse turbilhão, Parabéns!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse mês as quedas foram menores, estamos chegando ao momento em que não há aonde cair mais, as empresas estão valendo na bolsa bem menos do que seu valor real. E são empresas lucrativas que mesmo nessa época de crise estão dando bons lucros.

      Obrigado pela visita.
      Abraço

      Excluir
  3. Segurou bem hein Zè, quase fudeu tudo pro seu lado.

    ResponderExcluir
  4. Se não fosse o aporte e os dividendos eu teria caído abaixo dos 6k.
    O bom é que quando voltar a um patamar razoável meu patrimônio estará perto dos 8k(pelo menos espero)rs

    Obrigado pela visita.
    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Fala BIF. Bom mês o teu e parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E outra: esse gráfico do título veio bem a calhar! Boa!

      Excluir
  6. É assim mesmo Zé, paciência e o mercado vai reagir.
    Apenas uma observação: A medologia de cálculo deveria calcular o crédito dos dividendos da CEMIG já no mês passado, que foi quando a ação ficou EX e o vaolr foi descontado do valor da ação. Assim você teria apurado a rentabilidade correta no mês passado (provavelmente uma queda pequena) e também uma queda média neste mês. Isso não impactaria o resultado anual, mas pelo menos o mês a m~es ficaria mais preciso.
    Abraços,

    Blog Economicamente Incorreto
    http://economicamenteincorreto.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Quando comecei apurar os dividendos pensei em fazer isso, porém o calculo ficava um pouco mais difícil por ainda não estar efetivamente na carteira, dai como o foco é a rentabilidade da carteira como um todo e no prazo maior resolvi colocar somente quando esses forem reinvestidos. Realmente se eu tivesse apurado no mês retrasado as quedas do maio seriam menores e as de junho seriam maiores.
    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Gosto da sua carteira. Pelo visto você, assim como eu, prioriza o fluxo de caixa acompanhado pelo crescimento moderado.

    Você é corajoso por não ter petr4,vale5,ambv4, ou seja lá qual for a gigante. Também não as tenho em carteira, nem tenciono ter.

    Só acho que você deveria olhar com mais carinho a BBAS3. Seu time ficará melhor ainda.



    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita!
      Acho que não é um tanto a coragem, olho muito os fundamentos, e acredito que seja mais fácil ter bons lucros com empresas de médio porte. Ambev já fez parte de minha carteira porém estou ultimamente priorizando a compra de lotes fechados ao invés de compras fracionárias, por isso a retirei da carteira. Já tive ideia de colocar a BBAS3 porém faz parte de um setor que ainda não entendo direito, quem sabe em um futuro próximo.

      Abraço

      Excluir