quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Minhas Conclusões sobre FII


  Existem 2 tipos de Fiis, os que investem diretamente em imoveis com o simples intuito de obter rendimentos mensais com alugueis, e os que usam o dinheiro do cotista para adquirir LCI e  titúlos do Tesou Direto, além de outras manobras para obter rendimentos.
Me interesso mais pelo primeiro, pois aparentemente são mais estáveis e concretos. O segundo não me interessa pelo fato de que eu poderia fazer essa diversificação por minha conta sem pagar nenhum tipo de taxa de administração ou de rentabilidade.
  Usando a ideia do primeiro tipo de Fii (os que investem realmente em imoveis). Encontrei um dado interessante, normalmente os aumentos de alugueis ou dividendos são indexados pelo IGP-M  o que me protege mais contra a inflação. Então, tendo uma carteira baseada em Fiis eu poderia conseguir a IF(independência financeira) com um patrimônio menor, pois não teria que me preocupar muito com as desvalorizações causadas pela inflação.


  O maior risco desse pensamento seria uma estagnação no IGP-M o que não o faria acompanhar a inflação (como é de costume). Esse risco ainda tenho que estudar mais, pois não sei qual o impacto certo do IGP-M na inflação.
  O valor médio dos dividendos ao ano estão em torno de 9% do valor patrimonial do fundo, porém muitos fundos estão supervalorizados, o que cairia essa porcentagem. Outra coisa interessante é a isenção de IR(Imposto de Renda) pelos FII's, dado muito importante na hora de calcular os investimentos.


Conclusão: FIIs com com preços próximos do seu valor patrimonial, serão foco de grande parte dos meus aportes daqui para frente. Ainda não tenho ideia de qual será a quantidade desses fundos necessários, porém como todo investidor consciente que penso ser, vou estudar calmamente cada Fii que comprarei quanto ao seu ramo de atuação, inquilinos e a sua expectativa futura no contexto nacional.
Caso alguém tenha algo a acrescentar, desde já agradeço a ajuda, ainda não tenho ideia totalmente formada sobre a credibilidade desses fundos, e para minha segurança espero nunca ter.

3 comentários:

  1. Ola Ze das Couves
    Tem somente um ponto que discordo. Na questao dos FII que investem em papeis, dificilmente vc conseguira fazer a mesma qualidade de alocacao em produtos financeiros. Pra dar um exemplo, o foco desses FIIs sao CRIs, que pra inicio de conversa vc vai precisar de no minimo R$ 300k pra investir, isso pra adquirir apenas 1. Outro ponto, os bons CRIs sao os de lngo vencimento (cerca de 20-30 anos) sendo que dependendo do caso, a liquidez eh muito ruim. Vc esta disposto a adquirir e gerar esse tipo de papel financeiro?
    Por outro lao eh soh olhar os rendimentos de FII lastreados em CRIs, ex FEXC, VRTA, CSBC e XPGA...vc acha que consegue montar uma carteira de FR com essas rentabilidades?
    Fica a reflexao.
    Abraco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela colocação Dividendos, como ainda não conheço muito bem os FII's a primeira impressão que tive é de que esse tipo de fundo é como um fundo de investimento comum, em que se investe só porque não se tem tempo ou conhecimento para gerenciar uma carteira diversificada. Eu vi a rentabilidade passada desses fundos citados, e são ótimos, porém uma coisa que não entendi, é como uma CRI com vencimento para daqui a 20 ou 30anos pode me gerar rentabilidade hoje no fundo? Não teria que esperar esses mesmo 20 ou 30 anos para receber? Como eu disse, não tenho ideia totalmente formada sobre esses fundos, pois agora vendo sobre os CRI's, mesmo sendo mais arriscados (no caso de uma bolha imobiliária), parece mais seguro do que eu tinha em mente. Vou estudar mais sobre o assunto, como sempre digo, "Só invista em algo que conhece e entende", e por enquanto ainda não estou entendendo muito sobre os fundos atrelados ao CRI.

      Excluir
    2. Ola Ze
      O sistema financeiro do CRI difere dos demais produtos financeiros. Nele vc "investe" todo o valor e vai recebendo parcelas mensais (proporcionais ao prazo do CRI) remuneradas pelo indicador usado. A liquidez depende to fator de correcao utilizado no momento da contratação e como esse fator esta na dia que se pretende vender.
      Abraco

      Excluir