sábado, 29 de setembro de 2012

TRAÇANDO METAS (1ºParte)

   Para se conseguir algo é importante saber o que é esse "ALGO". Sem objetivos  bem definidos é muito fácil se perder nesse mundo de tentações e gastar o dinheiro investido em coisas fúteis que em certo momento consideramos indispensáveis para nossa vida. Cai varias vezes nessas tentações e por isso continuo na "corrida dos ratos" ainda.
  O meu objetivo principal é a Independência Financeira que para mim significa, poder ficar o resto da vida sem ter que trabalhar se for minha vontade, não considero uma vida de luxo, somente uma vida simples sem ter que trabalhar (acordar, tomar café, almoçar, jantar, e ficar o resto do dia pensando no que fazer).
   Após concluir esse objetivo pretendo buscar o caminho do 1º Milhão, meta de muitos, porém vou me ater ao primeiro objetivo por enquanto.
  Mas quanto é necessário para alcançar minha IF? Bem, isso depende muito de onde vou morar, como pretendo continuar morando aonde moro(cidade do interior de Minas), não necessito de muito.

   Farei então uma tabela para saber quanto vou ter de custo mensal:




Mas como tenho carro e não pretendo desfazer desse conforto, tenho que incluir ainda os custos de manutenção, e impostos, como também tenho que incluir algumas manutenção da casa, como pintura.




Os gastos anuais são de R$19.300,00. Considerando inflação média de 5%a.a. e tendo um rendimento médio de 10% esses R$19,300,00 devem representar 5% do capital investido, o que faria o capital investido ter que ser de no minimo  R$386.000,00.

Então, minha Meta Principal de investimento é alcançar o montante de R$386.000,00.

Meta Principal definida agora falta definir as metas inferiores e cronograma para alcança-las. Preciso de mais um pouco de tempo para estudar as variáveis para não criar metas impossíveis. Em outro post continuo esse raciocínio.

5 comentários:

  1. Ola Ze
    Beleza de meta. Agora que ela esta definida, eh soh ir pra cima.
    Sucesso nesse seu primeiro desafio.
    Abraco

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pelo incentivo Dividendos.
    Que possamos todos alcançar nossos objetivos sem dificuldades.
    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Parece ser difícil alcançar os 10% a.a. mas não é tanto assim, se olhar bem ao alocarmos "ALL IN" em ações Vale5, teremos em média dividendo de 9%a.a., se colocarmos tudo em imoveis é ter o rendimento de 5%a.a. em alugueis só esse já será suficiente pois não tenho que preocupar com inflação pois o imóvel não será vendido nem desvalorizado(salvo em caso de terremoto ou algo assim). Já tenho imóvel próprio mas está alugado e atualmente moro com meus pais(o que reduz meus gastos).Para alcançar o rendimento médio de 5%a.a. acima da inflação é necessário somente um pouco de paciência e estudo das oportunidades do momento. Não considerei imóvel próprio nem automóvel como patrimônio, pois não os usarei para ganhar dinheiro quando me aposentar.

    ResponderExcluir