sexta-feira, 29 de março de 2013

Atualização Março de 2013

   Mês cheio de aumentos e quedas na rentabilidade de minha carteira, cheguei a achar que ultrapassaria minha meta de 10% a.a. de rentabilidade já no inicio do ano, porém como em um passe de mágica a Cemig(novamente um elétrica)  despencou, caiu quase 13% em um só dia, o que me deixou com rentabilidade negativa. Porém isso foi no meio do mês, o tempo passou e voltou tudo ao seu "eixo".
  Graças a um incetivo de produtividade da empresa em que trabalho, consegui aportar de forma decente esse mês, espero poder em abril continuar próximo desse aporte.
  Recebi dividendos e JCP da Eternit e Ambev, mas vou reinvesti-los em abril aumentando assim a rentabilidade desse mês.
  Fiz modificações na carteira para buscar uma maior estabilidade e melhores proventos como a mudança da ambv3 pela ambv4 aproveitando a baixa da bolsa, e a extinção da poupança que não tinha mais utilidade em minha estratégia.

Vamos aos números:



Rentabilidade no mês ficou em 1,15% e o acumulado do ano já chega a 5,32% ficando acima das minha expectativas que não ultrapassavam 1%a.m.


Por enquanto minha carteira está se mostrando boa, porém com o aumento do patrimônio de risco devo melhora a diversificação, diminuindo qualquer risco.

Obs.: Após essa queda da CEMIG devido ao setor, estou pensando seriamente em eliminar esse ativo de minha carteira e eleger algo menos arriscado, talvez o valor investido nesse ativo se transforme em FII, ainda não sei, quem tiver alguma ideia pode comentar, aceito sugestões exceto se for para gastar em alguma casa de massagem...rsrs

9 comentários:

  1. Zé,
    Cemig não tem nada de arriscado. Não vamos voltar a viver a luz de velas.
    Se não está te agradando, aconselho vc pelo menos manter o que vc comprou e deixar de aportar nela por algum tempo. Já vendi muito papel no curto prazo e me arrependi.

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sei que é uma empresa que não vai falir facil, ainda mais por ser controlada por MG. Estou é meio perdido quanto ao futuro de suas ações por causa dessa regulação tarifária. Sou novo no ramo fundamentalista o que me causa ainda um pouco de desconforto com quedas. Mas essa semana já teve um valorização boa. Vou respirar fundo, olhar projeções e verificar se vale a pena continuar investindo.
      Obrigado pela dica. Abraço

      Excluir
    2. Esquece cotação meu amigo.

      Se você faz análise fundamentalista fique de olho nos fundamentos. Se os fundamentos ficarem ruins, venda.


      Vendar ação pq caiu é fazer tudo que a manada faz. Compra no topo e vende no fundo.

      Excluir
  2. Zé das Cove vc está indo bem, tá fechando no azul, não esquenta que um dia as elétricas vão se recuperar, temos que continuar estudando e aprendendo p/ potencializar os ganhos !

    Abraço e Sucesso !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente é um setor essencial para a economia brasileira, não é possível continuar desmotivando a iniciativa privada a investir nele. Creio que em menos de 5 anos tudo estará como antes.
      Obrigado pela visita.
      Abraço

      Excluir
  3. Qual o motivo da troca de AMBV3 para AMBV4?

    - a diferença de DY é muito pequena.

    - PN deixará de existir, ficando somente ON.

    Não entendi =S

    __________________

    Parabéns pela ótima rentabilidade e belo aporte.

    Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A troca se deveu por vontade pessoal(por não me sentir a vontade com as ON) a liquidez diariae essa diferença de 0,2% no DY que representa 6,6% a mais em cada dividendo recebido. Agora imagina esses 6,6% multiplicado e reinvestidos em 10 anos, já não é tão pouca coisa. Você me deu uma ideia, vou simular essa diferença para ver se realmente é algo gigante ou não e depois posta-la. Obrigado pela visita.
      Abraço

      Excluir
  4. Ei ZC tú aportou mais forte que eu, tem rentabilidade maior, tem condição de eu te ultrapassar não, rsrsrsrs, Parabéns pelo aporte!

    ResponderExcluir
  5. Esse aporte é coisa esporádica, na média seus aportes são maiores, os rendimentos pretendo manter assim, mas como nada é certo na bolsa, então tem condição de ultrapassar sim.
    Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir