sábado, 10 de novembro de 2012

TRAÇANDO METAS (2º Parte)



  Neste post vou traçar uma meta inferior, que pode ser considerada como dando condições minimas de sobrevivência para mim.
  No caso de eu perder o emprego, não conseguir recolocação rápida no mercado de trabalho e não tendo dinheiro suficiente para montar um negocio próprio sem colocar em risco meu patrimônio.

  Em primeiro lugar farei algumas considerações:

  - O conforto do carro será deixado de lado nessa situação.
  -A rentabilidade do patrimônio será feita através de dividendos de Fiis, ou algo que seja parecido com alugueis de imoveis ou dividendos de empresas confiáveis.
  -O valor do carro vendido será colocado como um colchão de segurança caso o rendimento não venha a alcançar as expectativas.
  -Essa meta não definirá minha aposentadoria, somente um estágio de segurança minima de sobrevivência temporária sem depredação do patrimônio.
  -Será dado a preferencia a Fii's pelo fato de serem reajustados normalmente por algum índice de inflação sendo assim não será necessário me preocupar tando com a desvalorização do patrimônio.

  Considerações feitas farei um calculo básico de gastos que fiz aqui em casa sem mordomias e luxos.


  Os gastos podem parecer baixos, porém moro em uma cidade do interior de Minas Gerais, com baixo custo de vida, sou solteiro, tenho casa própria então isso já me dá uma boa vantagem quanto aos gastos. E além do mais posso arrumar facilmente um emprego em outra área que não seja a minha (que é de difícil recolocação, por ser bem especifica) para receber um salário de R$800,00, o que me ajudaria a manter aportes mesmo estando com salário baixo.
  Se considerar que na média mensal uma carteira de Fiis com aproximadamente 10 tipos diferentes de fundos possa render em torno de 0,9% a.m (e considerando que são reajustados por índice de inflação) posso dizer então que necessitaria de um patrimônio de aproximadamente R$55.556,00 para manter um rendimento mensal de R$500,00 por mês.

  Então está estipulada a meta inferior nº1 que por aproximação será de R$60mil.

  Levando a meta de R$60mil em conta, estou hoje estimado em R$23mil (sem considerar o valor do carro). Esse valor representa 38,3% da meta inferior.
  A partir de agora irei calcular meus investimento encima dessa meta, não colocarei prazo para alcançar essa meta, pois sei como sou otimista e como é decepcionante não alcançar uma meta, porém a calcularei em outro momento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário